quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Onde se fala espanhol"?

Texto sobre a aula de língua espanhola “ Onde se fala espanhol? “ elaborada pelo professor Saimonton Tinôco da silva


Foi muito difícil encontrar dentre as aulas de língua estrangeira, uma aula de língua espanhola para ser comentada. A escolhida, “Onde se fala espanhol”? elaborada pelo professor Saimonton Tinôco da Silva, embora seja para ensino fundamental final é perfeitamente adaptável ao ensino médio, já que o primeiro conteúdo que os livros de espanhol do ensino médio trazem é justamente sobre países que falam a língua espanhola, nacionalidades, variedades de palavras, de sons, culturas hispânicas, etc.
O desafio de ensinar uma língua estrangeira como disciplina curricular implica a elaboração de atividades que aliem o estudo do idioma ao acesso a manifestações culturais de outros povos. Assim sendo, através dessa aula os alunos podem identificar os países onde se fala o espanhol ,conhecer algumas variantes linguísticas da língua e também um pouco de algumas culturas hispânicas.
Apesar da grande maioria dos nossos alunos não terem acesso ao ensino da língua espanhola no ensino fundamental podemos explorar esse conhecimento por meio de músicas, vídeos, filmes e algumas leituras conforme o sugerido, já que a proximidade lingüística entre o espanhol e o português permite que o estudante brasileiro leia e entenda pequenos textos em língua espanhola, antes mesmo de estudar formalmente o idioma.
Vale também ressaltar que a utilização de músicas para explorar os temas abordados é de fundamental importância, principalmente quando o professor Saimonton sugere trabalhar com músicas e cantores de países diferentes para que os alunos percebam diferenças de pronúncia e de vocabulário, entre os países de língua castelhana em questão. Concordo com o professor quando ele diz que a distribuição para os alunos dos textos a serem trabalhados facilita o acompanhamento do estudante e sua aprendizagem.
Outra boa sugestão é, no final, a discussão do contexto e vocabulários das músicas para uma maior ampliação de repertório lingüístico cultural dos alunos.
Como passo final, novamente uma valiosa sugestão é a divisão dos discentes em pequenos grupos para que façam pesquisas na internet, livros e/ou revistas sobre a origem das variações no espanhol, vocabulário, pronomes, etc. Posteriormente exposições sobre os assuntos por eles pesquisados, utilizando vários recursos como: cartazes, vídeos, slides, gravações, que são de grande valia , pois visa uma maior fixação do conteúdo ministrado. O professor sugere no final uma interligação dos conteúdos, pelo professor regente, dos trabalhos apresentados pelos estudantes.
Na avaliação , a proposta para que os alunos montem pequenos diálogos através dos quais poderão aplicar as variações lingüísticas estudadas, é bem colocada.
Gostei da sugestão de aula do professor Saimonton, pois dessa maneira os alunos poderão conhecer melhor os países que falam a língua espanhola e as diversidades culturais deles.
Texto sobre a aula de língua espanhola “ Onde se fala espanhol? “ elaborada pelo professor Saimonton Tinôco da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário