quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação e tecnologias

Colégio Estadual Independência
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Aluna: Neusa Maria Borges de Rezende
Data: 29/09/10

Texto: Quem sou eu como professor e aprendiz?

Sabemos que a aprendizagem é um processo interno ao sujeito, portanto cabe aos profissionais da educação criar condições favoráveis à emergência deste processo, onde e quando possível.
Como professora de língua espanhola procuro interagir com os alunos de várias maneiras, aproveitando sempre que possível os acontecimentos do dia a dia para conversar, trocar ideias e desenvolver neles o espírito crítico tentando mostrar o lado certo e o lado errado dos fatos, criando assim um ambiente descontraído.
Quanto à disciplina ministrada, procuro trabalhar lançando mão de vários instrumentos de ensino como; leitura e interpretação de textos, apresentação de vídeos relacionados ao conteúdo ministrado, projetos de música, e também o quadro-giz.
Durante as interpretações de textos, procuro incentivar o aluno a pensar , expor suas idéias e questionar. Geralmente os vídeos são passados no fechamento do conteúdo como forma de revisão.
As apresentações dos trabalhos de música são descontraídas e também envolvem leitura, interpretação e gramática, além de serem um enriquecimento cultural.
A sala de aula é tempo e espaço contínuo de aprendizagem tanto para os alunos quanto para o professor, acredito que aprendo muito com eles, porque há uma troca de aprendizados, de experiências, de carinho, o que muito nos enriquece como ser humano.
Quanto aos colegas, há também uma troca muito rica de experiências e conhecimentos, o que é gratificante.
As mudanças na forma de ensinar são contínuas, porque ao mudar o recurso utilizado eu estou mudando a forma de ensinar e isso é muito bom porque me sinto recompensada quando há aprendizagem. Acredito que ninguém sabe tudo e que estamos sempre em processo de busca, por isso procuro aprender mais, inclusive no que se refere a tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário