quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hipertexto

Neusa Maria Borges de Rezende


Hipertexto

   A mudança pedagógica está proximamente relacionada com as raízes mais profundas na educação e na emergência de novos paradigmas educacionais. A escola é desfiada a ultrapassar o lógica da exclusão social, digital, da pobreza e da violência em busca de oportunidades de acesso e utilização de novas mídias e das TICs. As tecnologia multimídias assumem uma participação primordial no processo de aprendizagem e na assimilação dos conhecimentos a multimídia possibilita o uso de diferentes formatos na apresentação de informação como textos gráficos animação vídeo e som , a hipermídia permite utilizar no computador de forma interativa e ordenada todos os códigos simbólicos ( textos, imagens, fotografias, som), já o hipertexto é considerado um subtipo de material hipermídia incluindo não somente o texto mas também a possibilidade de trabalhar com gráficos e incorporar também outros meios técnicos como som imagens escaneadas , imagens em movimento e diagramas.
Atualmente, com a modernização relacionada à implantação de infra estruturas tecnológicas, a escola é desafiada a superar a lógica da exclusão social, digital da pobreza, e da violência, buscando novas oportunidades através das TICs.
As tecnologias multimídias assumem um papel de interação no processo de aprendizagem e na assimilação do conhecimento, e a hipermídia permite utilizar no computador todos os códigos, textos, imagens, fotografias, sons de forma interativa. O hipertexto é o espaço de produção e colaboração junto com outros. É a forma principal de produzir na internet, contar nossa história fazendo nossas ligações e ver o texto dos outros com as suas ligações. È um texto onde eu posso interagir, dar minha opinião, trabalhar com gráficos e outros meios técnicos como som , imagem escaneadas, imagens em movimento e diagramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário